Nova localização

O Afilhado mudou-se para aqui.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

As mentiras do IVA

Como é do conhecimento geral, ontem a taxa normal do IVA baixou de 21 para 20%. Como também é conhecido de todos, houve grande alarido por causa de um ministro às compras e um dentífrico que aumentou de preço. Como isto anda tudo muito confuso, vou tentar confundir um pouco mais.

1. Dado que a única taxa do IVA que baixou foi a normal, é óbvio que numa ida ao supermercado isto não vai ser notado, porque a maioria dos produtos está indexada às taxas de 5 e 12%. Por isto, aquelas passeatas de ontem foram pura demagogia e pura parvoíce, também.

2. Esta história de pagarmos muito IVA não é bem verdade. A maioria das pessoas não sabe, mas o IVA que nós pagamos, serve, em parte, para financiar a UE (nunca se perguntaram de onde vêm aqueles milhões todos?). Ora, é certo e sabido que nós recebemos mais dinheiro do que aquele que damos, por isto, acabamos por pagar, em termos práticos menos. Uma coisa boa nisto é que pelo facto de termos o IVA mais elevado, acabamos por ter uma inflação menor.

3. Muitos dizem que com a descida do IVA, quem ganha são as empresas, que vão absorver o imposto. E depois? Isto é uma análise extremamente superficial. A verdade é que o que vai acontecer é que vai haver mais 500 Milhões de euros a circular por ano. Este dinheiro não vai ficar guardado nos cofres dos empresários, vai circular. Para as PME's é bastante bom absorver o IVA pois, assim, poderão até expandir-se e contratar mais pessoas.

1 comentário:

QC disse...

O efeito de leitura do conteúdo do seu texto foi igualzinho ao que tive, quando pela primeira vez peguei no cubo mágico. (O mal é dos dois: do cubo e meu ;) ).
O mais engraçado é que o TiagoMR parece perceber mesmo disto! Eu não! ;))
Deixo-lhe o convite de uma "ida à selva"! Vale!