Em Portugal andamos com a mania dos centenários, tudo começou há um tempo atrás com os centenários do Benfica e do Sporting e, desde aí, não tem parado! Acho muito bem, mostra que andamos atentos aos factos da nossa própria História e que lhes damos importância. Apesar disso há uma coisa que sempre me transcendeu: celebramos sempre centenários das mortes e nunca dos nascimentos. Durante o próximo ano vai decorrer o nono centenário do nascimento de D. Afonso Henriques, situação que, ao que julgo, seria uma óptima oportunidade de recordar a vida do nosso primeiro monarca que batia na mãezinha. Todos nós sabemos quem ele foi, mas sabemos muito pouco sobre ele: apenas que foi quem fundou o país, que lutou contra a mãe, contra o primo espanhol e contra os mouros. Mais nada! Proponho a essas Associações que assinalam estas datas uma alteração nos usos e que celebrem o nono centenário do nascimento, pois, provavelmente, não estarei cá para celebrar o milénio.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


2 comentários:
Este partiu-se todo porque caiu do cavalo, o outro porque caiu da cadeira...quem será o próximo a cair? Será por essas e por outras que este país nunca mais se levantou? Esta mania que a gente tem de lamber o chão...que raiva!
Atenção que celebrar o centenário do Benfica é uma coisa extremamente válida!!
Enviar um comentário